quinta-feira, 23 de junho de 2011

ARTISTAS BRILHANTES_DEBRET

Ilustração: Retorno dos negros de um naturalista - Por Jean-Bapstiste Debret - uma das duas ilustrações que formam a gravura G-6 9 da "Viagem pitoresca" - Aquarela do artista (1816 - 1831)

Debret representou a vida privada do brasileiro, cenas do cotidiano e figuras populares através de imagens (práticas influenciadas sobretudo por artistas italianos).


Representou mais o Rio de Janeiro em suas obras, uma vez que a Côrte Portuguesa se instalara nesse local. Contudo, há várias imagens suas de províncias de São Paulo e do sul, as quais visitara nos últimos anos de sua estada entre nós brasileiros.


José Murilo de Carvalho foi muito feliz em expressar: "Pintor de história foi a qualificação sob a qual Debret se juntou em Paris à colônia Lebreton contratada pelo marquês de Marialva em 1816. Era um momento particularmente doloroso de sua vida. A mulher o abandonara, morrera-lhe o filho único, seu protetor, Napoleão, amargava o exílio em Santa Helena. A aventura brasileira, ao lado dos companheiros que com ele vieram, parece lhe ter devolvido a alegria, ou pelo menos, a energia de viver.


Ele retribuiu o presente com generosidade, legando-nos a magnífica obra que nos revela a nós mesmos e que agora nos chega completa".

Para saber mais sobre Debret e sua contribuição para o Brasil, leia esse livro: Debret e o BrasilObra completa 1816 - 1831. - Autores: Julio Bandeira e Pedro Corrêa do Lago - Editora: Capivara


Nenhum comentário: